
Review: Werder Bremen 1:2 Borussia Dortmund
No primeiro jogo sob o comando de Edin Terzic, o Borussia Dortmund jogou para o gasto e venceu o Werder Bremen por 2 a 1 em pleno Weserstadion. Sem muitas novidades, o time aurinegro não teve uma brilhante atuação tanto individual quanto coletiva, mas somou três pontos e segue na luta pelo topo da Bundesliga. Os gols do Dortmund foram marcados por Guerreiro e Reus.
VEJA MAIS
+ Review: Borussia Dortmund 1:5 Stuttgart
+ Review: Borussia Dortmund 1:2 Köln
Embora não tenha existido um longo tempo para treinar no espaço entre a vexatória derrota diante do Stuttgart e o jogo desta terça-feira, Terzic já mostrou quais serão algumas de suas ideias elementares. No escopo da equipe titular, o técnico promoveu uma espécie de 4-1-4-1. A defesa acabou sendo composta por Bürki no gol, Hummels e Akanji na zaga, e Guerreiro e Morey nas laterais esquerda e direita, respectivamente. A grande novidade ficou para o meio-campo, com Witsel de meio-campista mais recuado e Bellingham e Reus como interiores. O ataque teve o trio formado por Reyna, Sancho e Moukoko.
O início do confronto ocorreu de maneira bastante parelha, mas o Borussia implementou um ritmo mais forte do que habitualmente nos acostumamos a ver nos anos mais recentes e pressionou a partir da posse de bola a seu favor. Depois da cobrança de uma bola parada, a equipe aurinegra soube trabalhar a bola em toques rápidos e conseguiu abrir o placar com Guerreiro, que finalizou como um centroavante e pode ser considerado um dosjogadores mais importantes para o bom funcionamento do Dortmund nesta temporada.

Mesmo com a vantagem no resultado, o Borussia seguiu em cima e continuava dispondo de oportunidades para concretizar ataques mais perigosos, mas esbarrava em erros nas tomadas de decisão. Com o jogo completamente controlado, os aurinegros — especialmente Akanji — conseguiram a proeza de gerar um espaço na sua própria defesa para o time adversário e sofreram o empate a partir de um gol que, no geral, acabou caindo do céu para o Werder Bremen.
De resto, os primeiros 45 minutos seguiram a premissa de um duelo brigado e com muita vontade de ambos os lados, o que se agravou ainda mais no segundo tempo, com um Dortmund dominando a posse de bola, mas sem conseguir furar a forte marcação adversária. Ou seja, o jogo ficou chato e começou a tomar tons dramáticos para aquele bom e velho torcedor aurinegro que pressente quando existe a possibilidade de dar ruim. Logo, Brandt entrou no lugar de Bellingham, mas não foi ele quem mudou a tônica da partida.
Jiri Pavlenka, goleiro do Werder Bremen, que notavelmente se tornou uma pedra no sapato do Borussia nas últimas temporadas e vinha fazendo uma boa partida, entregou um pênalti de bandeja para Reus cobrar, perder e desempatar a partida ao mesmo tempo. Sim, você não leu errado. O capitão e camisa 11 aurinegro desperdiçou a cobrança, mas contou com a sorte de colocar a bola no fundo das redes justamente no rebote.

Por fim, o Dortmund soube sofrer, promoveu as entradas de Can, Zagadou e Piszczek nas vagas de Moukoko, Hummels e Morey, e concretizou a obtenção dos três pontos de maneira até tranquila em comparação com outras ocasiões. Na base da entrega e do comprometimento, os principais pontos positivos da vitória ficaram para a força de vontade de vencer a qualquer custo, algo que virou um problema durante o comando de Lucien Favre.
Além disso, o triunfo acontece em uma ótima hora para a retomada de confiança do Borussia Dortmund, que terá mais um desafio pela frente e tampouco poderá treinar, visto que nesta sexta-feira irá visitar o Union Berlin, no Stadion An der Alten Försterei, às 16h30 (horário de Brasília).