
Review: Werder Bremen 0:2 Borussia Dortmund
Embalado após o triunfo sobre o Paris Saint-Germain pela Uefa Champions League, o Borussia Dortmund manteve a sequência positiva batendo o Werder Bremen fora de seus domínios. Em partida válida pela 23ª rodada da Bundesliga, o clube aurinegro venceu e novamente deixou uma ótima impressão, superando a ressaca da Champions e contando com gols de Dan-Axel Zagadou e Erling Braut Håland para vencer o time Werderaner por 2 a 0.
Avesso a rodízios e curiosamente confiante na preparação física de seus comandados, Lucien Favre surpreendeu ao mandar a campo os mesmo onze atletas que iniciaram a partida contra o PSG. Ainda sem Julian Brandt, que voltando de lesão ficou apenas no banco, e Marco Reus, lesionado, o treinador manteve Piszczek na zaga, Can no meio-campo ao lado de Witsel, e Thorgan Hazard e Håland no ataque com Jadon Sancho.
De pernas cansadas, o Dortmund do primeiro tempo deu indícios de que proporcionaria mais um tropeço decepcionante, apesar do pouco perigo oferecido pelo Werder Bremen. Na volta do intervalo, porém, a equipe se recompôs, manteve o controle das ações e passou a oferecer perigo, que mesmo não sendo muito foi suficiente para garantir uma importante vitória para seguir vivo na disputa pelo título alemão.

No início da etapa final, o Dortmund ensaiou uma pequena pressão e não precisou de muito para tirar o zero do marcador. Aproveitando escanteio cobrado por Sancho, Zagadou se antecipou ao marcador no centro da área e completou de perna esquerda, sem chances para o goleiro Pavlenka. Sancho mantém uma sequência que impressiona: com a assistência somada nesta partida, o inglês conta com participação direta em gol (gol ou assistência) em 18 dos 23 jogos do Borussia Dortmund nessa temporada da Bundesliga.
Abrir o placar foi o suficiente para o Borussia Dortmund, que passou a deter o controle absoluto das ações e dominar um Bremen totalmente apático. O bom trabalho de Florian Kohfeldt nas partidas diante do clube aurinegro desta vez não se repetiu e o time da casa pouco risco ofereceu ao gol defendido por Roman Bürki. Ao longo dos 90 minutos, apenas duas finalizações foram dadas no alvo do Borussia, sem perigo para o goleiro suíço.
O golpe de misericórdia foi dado por Erling Braut Håland, que segue encantando e fazendo valer cada centavo do valor investido na última janela. Mesmo se não fizer mais nenhum gol até o final da temporada, já compensou o esforço financeiro. O norueguês aproveitou cruzamento de Achraf Hakimi para dar números finais a partida e marcar seu 12º gol com a camisa do Borussia Dortmund.

Como de praxe diante do Bremen, o Dortmund viu o goleiro adversário Jiri Pavlenka fazer alguns milagres e impedir boas oportunidades de gol. Não fosse a tradicional boa atuação do tcheco, provavelmente o placar seria mais largo. Vice-lanterna da Bundesliga, o Werder Bremen passa por uma situação delicada, mas isso nunca foi garantia de sucesso para o Dortmund – muito pelo contrário. Somar três pontos nesta partida foi uma conquista e tanto se considerarmos o histórico do time, e assim o Borussia se mantém na cola do líder e não deixa nem Bayern, nem Leipzig desgarrarem na ponta da tabela.
Ainda falta muito para o Dortmund ser um time efetivamente pronto, mas é fato que nas últimas semanas a postura da equipe mudou para melhor. As contratações de Emre Can e Erling Braut Håland parecem acertos de marca maior, agregando tecnicamente e sendo dois Mentalitätspieler necessários. Apesar dos altos valores, mais uma vez deixam a impressão de que foram contratações pontuais e necessárias para elevar o patamar do time em relação as opções que Favre tinha a disposição anteriormente, como Dahoud e Paco Alcácer. Incomoda muito, porém, a falta de rotação na equipe; Favre demorou para mexer no time, deixou atletas cansados em campo e segue sem dar oportunidade para os reservas – não é a toa que as lesões seguem assombrando o BVB.
O Borussia Dortmund segue agora sua jornada em duas frentes importantes, em uma época decisiva da temporada em que não pode deixar a peteca cair. Pela Bundesliga, tem pela frente o Freiburg antes de uma sequência que dará o tom de sucesso ou fracasso na temporada: M’gladbach, Paris Saint-Germain e Schalke 04. Se a tônica for a mesma da última semana, podemos nos permitir uma boa dose de otimismo, o que para o torcedor aurinegro é um ato revolucionário. Tomara que o time nos ajude.