
Review: Schalke 04 0:4 Borussia Dortmund
Não, nós não erramos o título: o Borussia Dortmund não tomou qualquer tipo de conhecimento do Schalke 04 e enfiou quatro gols em plena Veltins-Arena. Sem maiores dificuldades, a equipe comandada por Edin Terzic foi suficientemente letal para amargurar ainda mais a péssima campanha protagonizada pelo rival azul na Bundesliga. Os gols aurinegros foram marcados por Sancho, Guerreiro e, novamente, duas vezes Haaland.
VEJA MAIS
+ Review: Freiburg 2:1 Borussia Dortmund
+ Review: Sevilla 2:3 Borussia Dortmund
Em relação ao time que venceu o Sevilla. por 3 a 2. pelas oitavas de final da Champions League, Terzic promoveu as entradas de Delaney e Brandt nas respectivas vagas de Akanji, lesionado, e Bellingham. Além disso, o treinador aurinegro optou por escalar a equipe em uma espécie de 4-2-3-1, diferentemente do 4-3-3 anteriormente empregado. Logo, a defesa do Borussia teve Hitz entre as traves, Hummels e Can no miolo de zaga, e Morey e Guerreiro nas laterais direita e esquerda. O meio-campo foi formado por Delaney e Dahoud, com o quarteto ofensivo capitaneado por Reus e encorpado em sequência por Sancho, Brandt e Haaland.
Inicialmente, o clássico começou equilibrado e apresentou um Schalke 04 postado defensivamente à espera do Dortmund, que tinha o controle da posse de bola e ditava as ações ofensivas. Embora não estivesse tão inspirado, a equipe aurinegra precisou de pouco para começar os trabalhos no fim da etapa inicial. No primeiro erro adversário, Morey realizou um importante desarme e encontrou Sancho, livre, para abrir o placar. Em seguida, foi a vez de Sancho fazer bem a função de garçom e servir Haaland, que tirou da cartola um voleio impressionante e marcou o segundo gol do Borussia no jogo.

No segundo tempo, o Schalke 04, por incrível que pareça, voltou mais ligado e chegou a colocar uma bola na trave aurinegra. Ainda assim, não foi capaz de segurar o ímpeto do Dortmund, que marcou o terceiro em uma bela trama entre Brandt, Reus e Guerreiro. O lateral-esquerdo português, inclusive, foi quem colocou a bola no fundo das redes azuis reais. Um minuto depois, Bellingham entrou na vaga de Brandt, que mais uma vez esteve bem aquém das expectativas.
Para fechar com chave de ouro e deixar o placar da melhor maneira possível, o Borussia concluiu o quarto gol em mais uma ótima jogada trabalhada: Sancho passou para Bellingham, que encontrou Haaland debaixo do gol e obviamente não perdoou. Já em clima de treino, Terzic promoveu as entradas, na devida ordem, de Reyna, Reinier, Meunier e Moukoko nos lugares de Dahoud, Reus, Morey e Delaney.
Apesar de começar mal, o que vale mesmo é terminar bem. E assim pode ser resumida a trilogia do Borussia no Revierderby. Não foi a partida mais brilhante da equipe aurinegra do ponto de vista coletivo, mas certamente precisa ser levada em consideração diante dos fatos históricos e emocionais. Ganhar do Schalke 04 é muito mais do que uma simples vitória, e isso pode impactar diretamente no desenrolar do Dortmund nesta temporada.

Títulos? Não sabemos. O cenário na Bundesliga continua preocupante até mesmo para se classificar à próxima edição da Champions League. Com a esperança voltada às competições eliminatórias, há a esperança de a postura e a mentalidade presentes no triunfo diante do Schalke 04 sejam colocadas em prática a curto, médio e longo prazo. O menos otimista torcedor aurinegro não espera vitórias consecutivas, mas crê em uma equipe coesa, concentrada e, principalmente, competitiva independentemente do adversário enfrentado.
Individualmente, precisamos enaltecer o absurdo crescimento do Borussia com a titularidade de Dahoud. O meio-campista alemão dita o ritmo do time e consegue impactar tanto defensiva quanto ofensivamente. Hoje, é peça-chave para o bom funcionamento da equipe aurinegra. Além dele e da decisiva dupla Sancho e Haaland, também vale destacar que Reus vem crescendo nas últimas pelejas e aparentemente entendeu que não precisa de muito exceto bastante aplicação tática e dedicação em todas as fases do jogo.
Com intuito de seguir crescendo e manter a boa fase na Bundesliga, o próximo duelo do Borussia Dortmund no campeonato em questão será contra o Arminia Bielefeld, às 11h30 do dia 27 de fevereiro, no Signal Iduna Park.