
Review: Mainz 05 0:4 Borussia Dortmund
Na terra do carnaval na Alemanha, o Borussia Dortmund venceu o Mainz 05 pelo placar de 4 a 0 com gols de Marco Reus, Jadon Sancho, Thorgan Hazard e Nico Schulz. Com isso, os comadados de Lucien Favre se reabilitaram na disputa pelo título da Bundesliga, colocando pressão no Borussia Mönchengladbach e no RB Leipzig. Ambos ainda jogam na rodada e podem manter uma certa distância no topo da competição.
Com uma única alteração na escalação considerada como a titular, o Dortmund foi a campo no mesmo esquema de 3-4-3 que deu certo nos recentes jogos. Além do Bürki, a defesa foi formada por Zagadou, Hummels e Akanji, com Hakimi e Schulz nas alas direita e esquerda, respectivamente. Do meio pra frente, Weigl foi o único jogador de contenção ao lado de Brandt, e o trio de ataque seguiu sendo formado por Sancho, Reus e Hazard.
Nos primeiros instantes, ainda que tenham sido os mais equilibrados dos 90 minutos, era meio óbvio qual seria a tônica da partida: Borussia em cima com o Mainz jogando no erro da equipe aurinegra. Pois bem, surpreendentemente, este erro não aconteceu. Logo, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E depois de inúmeros ataques desperdiçados, a bola caiu nos pés de Marco Reus, que acertou um exímio chute para abrir o placar.

Portanto, em vantagem no placar, o Dortmund foi para o intervalo com um gostinho de que poderia ter feito mais, e esse era o maior perigo da partida em si. Para quem está acostumado a acompanhar esse clube nos últimos anos como nós, se tornou rotina presenciarmos injustiças envolvendo um resultado. Neste caso em específico, se os 11 aurinegros que constavam em campo não fizessem, pelo menos, mais um gol, o empate do Mainz era mais certo que a morte.
Sabendo disso ou não, o Borussia continuou na mesma pegada do primeiro tempo e seguiu partindo para cima do adversário, que pouco conseguia responder ofensivamente. Ainda assim, o segundo gol saiu de um contra-ataque puxado por Zagadou, sim, o próprio zagueiro francês roubou a bola no campo de defesa e chegou até próximo da área adversária para encontrar Sancho, livre de marcação, que finalizou e marcou pela sexta vez seguida desde quando foi rotulado como “desfocado”.
Em mais um contra-ataque, desta vez sem a arrancada do Zagadou, o Dortmund fez o terceiro em menos de três minutos desde o segundo gol. Na ocasião, Reus, que fez uma boa partida, encontrou Hazard, livre do lado direito ofensivo, para mandar uma bomba na meta adversária. Vale ressaltar que o goleiro do Mainz 05, Robin Zentner, colaborou fortemente em ambos os gols marcados em um curto intervalo de tempo.

Com o jogo praticamente resolvido, Favre resolveu mexer na equipe e poupar Reus que, por mais que não venha se lesionando constantemente como nos velhos tempos, precisa evitar desgastes físicos. Logo, Götze entrou em seu lugar. Além do mais, Brandt saiu para a entrada de Dahoud, fazendo com que o Borussia ganhasse mais fôlego na partida, e assim fez, quatro minutos depois da substituição em questão, com mais um contra-ataque finalizado em um bom passe do Sancho para Schulz marcar o quarto e fechar o caixão do Mainz. Por fim, no apagar das luzes, Paco Alcácer ainda entrou na vaga do Sancho.
De uma forma geral, o Borussia Dortmund chega a terceira vitória consecutiva atuando no esquema de 3-4-3 e parece ter encontrado a melhor forma de jogar de acordo com as peças que se encontram no elenco. Até a pausa de inverno, haverá mais dois jogos importantíssimos pela Bundesliga que provavelmente irão nortear qual será o objetivo da equipe na competição. Primeiro e mais importante, o confronto contra o RB Leipzig em casa no meio da próxima semana. Depois, visitará o Hoffenheim na Rhein-Neckar-Arena. Ambos os adversários estão na primeira metade da tabela e, ao que tudo indica, devem ser dois bons testes para Lucien Favre e seus comandados.