
Review: Dortmund : Schweinberg, Sounders e Liverpool
De volta aos treinos desde a primeira semana de julho visando a temporada 2019-2020, o Borussia Dortmund contabiliza três vitórias em três partidas na pré-temporada. Contra o fraco FC Schweinberg, um triunfo de 10 a 0, e na turnê realizada nos Estados Unidos o time conquistou vitórias sobre Seattle Sounders e Liverpool, por 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.
Na pré-temporada tudo é relativo. O que parece bom talvez não seja tão bom assim, da mesma forma que o que parece ruim também não deve ser motivo para tempestade em copo d’água. O ritmo menos competitivo dos confrontos, a ausência de ritmo de jogo e a quantidade de testes feita pelos treinadores torna o produto final dos amistosos muito mais difícil de ser avaliado.
Todavia, isso não significa que não existem impressões dos amistosos de pré-temporada, que podem ser tiradas desde que com as ressalvas acima em mente. Confira a seguir algumas conclusões precipitadas e indícios do que pode nos aguardar adiante com base nos três amistosos realizados até o momento na preparação para a próxima temporada.

Os contratados Leonardo Balerdi e Mats Hummels foram novidade na defesa. Balerdi, adquirido no início do ano junto ao Boca Juniors, treinou com a equipe ao longo do primeiro semestre mas não tínhamos tido a oportunidade de vê-lo em campo com a camisa do Borussia Dortmund. A primeira impressão que passou foi positiva, demonstrando agressividade nos desarmes, precisão nos passes longos, mas ficando muito claro que ainda é um atleta cru. Precisa de ritmo de jogo e sequência em nível competitivo para ser melhor avaliado, não à toa está sendo cogitado um empréstimo.
Hummels, por sua vez, é velho conhecido da torcida e do Borussia Dortmund e, como era de se esperar, não deve enfrentar muitas dificuldades na readaptação. Motivado e bem fisicamente, proporciona um salto técnico visível na defesa aurinegra. Contra o Liverpool, porém, me preocupou a dupla com Ömer Toprak pois ficou evidente que falta fôlego. Com base no elenco atual, acredito ainda que Toprak não será negociado – tem se provado nos bastidores uma liderança maior do que imaginávamos.
Mateu Morey e Nico Schulz fizeram suas primeiras aparições nas laterais, mas foi o espanhol quem chamou a atenção. Afastado dos gramados na temporada 2018-2019 devido a uma grave lesão, mostrou que tem feito uma preparação adequada e correspondeu em campo. A conferir, mas pode exercer um papel no time principal antes do que o esperado.

Outra interrogação importante no elenco para a temporada é a importância de Julian Weigl. Zagueiro na reta final da temporada passada, deu a entender que estaria disposto a sair do Borussia e queria voltar ao meio-campo. Favre atendeu aos desejos do camisa 33, mas o resultado não foi muito satisfatório. Enquanto esteve em campo, Julian exibiu alertas de um atleta em baixa: imprecisão nos passes longos, demora para a tomada de decisões. Desde a saída de Tuchel não conseguiu alto desempenho atuando no meio-campo, por isso precisa colocar a cabeça no lugar se pretende recuperar a importância para o time.
Para aumentar o problema de Weigl, mais um talento: Tobias Raschl foi a sensação das partidas contra Schweinberg e Seattle Sounders. Confortável e aparentemente adaptado ao time principal, mostrou uma movimentação dinâmica, capacidade de atuar como um volante de chegada, função deficiente do time, e participação nas ações ofensivas. Arrisco dizer que é grande notícia dessas primeiras três partidas.
Do meio para frente, os amistosos providenciaram novidades. Entre as estreias de Julian Brandt, Thorgan Hazard, Immanuel Pherai e Giovanni Reyna, os destaques acabaram ficando com os talentos do U19 do Borussia. Pherai (18) e Reyna (16) têm potencial e precisam de sequência na equipe de cima, por isso a provocação: qual a necessidade de jogadores como, por exemplo Marius Wolf? É possível contar nos dedos o número de vezes que foi necessário no setor ofensivo na última temporada. Esses minutos podem ser muito melhor aproveitados na temporada que está por vir se forem dados aos destaques das categorias de base.

Gols marcados em pré-temporada têm valor nulo, mas entre as redes balançadas por Maximilian Philipp e Paco Alcácer, uma novidade: Jacob Bruun Larsen. Em 45 minutos contra o Liverpool marcou um gol, mas o que pudemos ver não foi exatamente uma exibição de destaque, e sim uma ideia. Com mais opções para o setor ofensivo do meio-campo, Lucien Favre escalou JBL centralizado no ataque e pareceu uma boa alternativa. Vamos acompanhar se o conceito será testado novamente nos amistosos seguintes.
Os próximos compromissos do Borussia Dortmund serão durante a tradicional passagem por Bad Ragaz, na Áustria. Como últimos dois amistosos dessa pré-temporada, o time enfrentará a Udinese no próximo sábado (27) e o St. Gallen na terça-feira (30).