
Review: Club Brugge 0:3 Borussia Dortmund
De uma forma controlada e sem muitos sustos, algo impensável quando se trata de Borussia Dortmund, o time aurinegro fez barba, cabelo e bigode ao vencer o Club Brugge, no Jan Breydel, pelo placar de 3 a 0. Com gols de Hazard e Haaland (2), a equipe comandada por Lucien Favre somou mais três pontos e assumiu a liderança do grupo F da Champions League.
VEJA MAIS
+ Review: Borussia Dortmund 2:0 Zenit
+ Review: Lazio 3:1 Borussia Dortmund
Ainda sem Can, Zagadou e Schmelzer, além do fatídico desfalque de Hummels, o Borussia entrou em campo com os seguintes titulares: Bürki no gol; Akanji e Witsel na zaga — sim, você não leu errado; Meunier e Guerreiro nas laterais direita e esquerda, respectivamente; Delaney e Dahoud como suportes para Hazard, Brandt e Reyna, que formaram o encorpo ofensivo liderado por Haaland.
O início da partida começou de uma maneira surpreendente, com o Club Brugge priorizando a posse de bola e pressionando o Borussia Dortmund, que acabou ficando preso diante da forte marcação sofrida e tampouco conseguia encaixar seu estilo de jogo mais propositivo. No entanto, bastou uma singela escapada de Delaney pelo lado esquerdo para Hazard, com enorme contribuição do goleiro adversário, finalizar com precisão e abrir o placar a favor da equipe aurinegra.

Por incrível que pareça, somente quatro minutos depois, o Borussia aproveitou uma de suas principais e recentes virtudes: a bola parada. A partir de um escanteio, Witsel conseguiu cabecear para o meio da área e Haaland, com seu bom e velho faro de gol, não perdoou e colocou a pelota no fundo das redes adversárias.
Embora estivesse com uma boa vantagem, o Dortmund não conseguia ter a posse de bola e ainda gerava muito espaço dentro do seu próprio campo. Logo, o Club Brugge até conseguia finalizar, ainda que esbarrasse nas suas próprias limitações técnicas e parecia estar naquele dia em que poderia jogar 24 horas e a bola não entraria. Como o clube aurinegro não tinha nada a ver com isso, desta vez os belgas sofreram com o bom e velho ditado de quem não faz, leva.
Na primeira grande jogada coletiva do Borussia, Dahoud realizou um passe pornográfico e encontrou Meunier, no facão, que somente teve o trabalho de rolar para Haaland marcar o terceiro gol aurinegro em cerca de 30 minutos de jogo. Mas não se engane: a equipe de Lucien Favre não merecia o resultado momentâneo — que viria a ser final — e esteve longe de dominar a primeira etapa, chegando a sofrer defensivamente quando o duelo ainda estava 0 a 0 e contando com a sorte em algumas ocasiões. Por outro lado, soube desfrutar das enormes brechas defensivas deixadas pelo adversário e aproveitou as poucas oportunidades claras de gol.

Já o segundo tempo certamente poderia não ter acontecido. O Borussia abdicou de jogar e desperdiçou inúmeras possibilidades de ampliar o marcador, aparentando estar satisfeito com o placar e se poupando para as próximas partidas. Entre as alterações ocorridas em momentos distinto e com início nos 20 minutos finais, não perca a conta: Bellingham, Reus, Passlack, Reinier e Morey entraram nas respectivas vagas de Delaney, Brandt, Reyna, Haaland e Meunier.
Dos principais pontos positivos a serem destacados, sem contabilizar mais uma atuação decisiva de Haaland, vale pontuar mais uma enorme performance de Dahoud, que parece ter encontrado em Dortmund, e o bom jogo da defesa aurinegra, capitaneada pelo zagueiro Witsel. No mais, também é preciso evidenciar a melhor apresentação de Meunier desde que chegou ao clube. Não sei se foi por conta de já ter atuado no Club Brugge e consequentemente conhecer o local, mas o criticado belga finalmente deu conta do recado.
Em um confronto que promete parar a Alemanha, o Borussia Dortmund recebe o Bayern de Munique, às 14h30 deste sábado, no Signal Iduna Park. Ambas as equipes dividem a liderança da Bundesliga com 15 pontos, embora os bávaros tenham um saldo de gols superior. Com a moral lá em cima diante de quatro vitórias consecutivas, dez gols marcados e nenhum sofrido, Favre e seus comandados terão a chance de provar que podem sonhar com algo a mais nesta temporada.