
Review: Borussia Dortmund 4:0 Eintracht Frankfurt
Provavelmente na melhor atuação em termos gerais neste ano, o Borussia Dortmund fez barba, cabelo e bigode no duelo contra o Eintracht Frankfurt. Na ocasião acontecida no Signal Iduna Park, a equipe comandada por Lucien Favre fez quatro, não tomou nenhum, e segue na luta pelo título da Bundesliga. Os gols aurinegros foram marcados por Lukasz Piszczek, Jadon Sancho, Erling Håland e Raphael Guerreiro.
De volta no esquema tático de 3-4-3, o “treineiro” suíço manteve a base que vinha sendo escalada mais frequentemente. Com Reus, Brandt e Delaney lesionados, as únicas mudanças foram Piszczek no lugar de Akanji, que ficou no banco após inúmeras atuações ruins, e Hazard compondo o trio ofensivo. De resto, Bürki foi o goleiro com Hummels e Zagadou completando a zaga, além de Hakimi e Guerreiro nas alas direita e esquerda, respectivamente. A dupla do meio-campo seguiu sendo Witsel e Can, em companhia de Sancho e Håland no pelotão da frente.
Em um dos piores primeiros tempos desta temporada, o Dortmund não conseguiu criar absolutamente nada e ficou praticamente encaixotado na eficiente marcação do Frankfurt, que se propôs a defender primeiro e atacar depois. Portanto, o início de jogo extremamente chato serviu de base para provar a falta que Julian Brandt faz na criação da equipe, algo que Witsel e Can deixam, de certa maneira, a desejar. Surpreendentemente, nos poucos espaços que conseguiu obter, o Borussia encontrou um gol que foi fundamental para o decorrer da partida, com Piszczek acertando um bonito chute com a perna esquerda — que não é a boa.

Todos os caminhos levavam à uma segunda etapa da mesma maneira como havia sido a primeira. No entanto, parece que Lucien Favre conseguiu ajustar as arestas do time no intervalo e, sem realizar alterações, mostrou um outro estilo de jogo. Agressivo, pressionando alto e sufocando o adversário: o Borussia fez por merecer o segundo gol, com mais uma bela jogada de Jadon Sancho, o melhor jogador do momento na Alemanha.
Além do mais, em questão de minutos, Hakimi conseguiu escapar pela direita e cruzou para ele, Erling Braut Håland, marcar seu oitavo gol em cinco partidas com a camisa aurinegra. Sendo assim, o Dortmund conseguiu fazer, em pouco tempo, tudo que não havia feito em mais de 45 minutos. Com o jogo controlado e três a zero no placar, o tempo era o maior aliado aurinegro na partida, visto que bastava diminuir o ritmo e manter a situação sob controle. Logo, Dahoud entrou na vaga de Emre Can exatamente para evitar que acontecesse as recorrentes tragédias que nos acostumamos a presenciar.
De uma forma ou de outra, o Borussia continuou compacto defensivamente e, por incrível que pareça, ainda conseguiu continuar em cima do adversário, com Raphael Guerreiro fechando o placar em um belo chute. Inclusive, o ala português é um dos melhores jogadores da temporada aurinegra e europeia como um todo. No momento, há poucos jogadores no mundo capazes de influenciar em uma equipe como ele. Por fim, Favre decidiu poupar Sancho e Håland, colocando Giovanni Reyna e Mario Götze — sim, ele ainda existe — nas respectivas vagas.

No geral, a atuação coletiva do Borussia Dortmund beirou a perfeição, principalmente na parte defensiva. A título de exemplo, o time aurinegro obteve 63% de posse de bola, 17 finalizações, sendo sete no gol e seis para fora, com o adversário conseguindo finalizar apenas uma única vez e, no caso, longe da meta de Bürki. Ainda que números, na maioria das ocasiões, não expliquem exatamente o que acontece em uma partida, desta vez foi diferente. O domínio do Borussia realmente aconteceu, e foi do início ao fim.
Por sinal, não houve qualquer ponto negativo que deveria ser ressaltado, algo que é extremamente raro se tratando do Borussia Dortmund do “treineiro” suíço. Para melhorar, a convincente atuação faz com que a equipe ganhe moral em um momento importante da temporada. Na próxima terça-feira, às 17h00, o Dortmund vai enfrentar o Paris Saint-Germain pelas oitavas de final da Champions League. A ocasião tende a ser uma das mais importantes do time neste ano e, por isso, uma boa aparição logo na partida de ida será fundamental para fortalecer ainda mais o elenco.