
Review: Borussia Dortmund 3:0 Arminia Bielefeld
Em nítido crescimento, o Borussia Dortmund fez valer o mando de campo e venceu o Arminia Bielefeld, por 3 a 0, no Signal Iduna Park. A equipe treinada por Edin Terzic controlou o jogo deste sábado e precisou de pouca eficácia na pontaria a fim de obter mais três pontos fundamentais para as pretensões do clube na Bundesliga. Os gols do Borussia foram marcados por Dahoud, Sancho e Reinier, que marcou o primeiro tento com a camisa aurinegra.
VEJA MAIS
+ Review: Schalke 04 0:4 Borussia Dortmund
+ Review: Sevilla 2:3 Borussia Dortmund
Mantendo a premissa de alternar entre 4-3-3 e 4-2-3-1, dessa vez Terzic mandou a campo um time capaz de atuar das duas maneiras, proporcionando diferentes variações táticas. A defesa contou com Hitz no gol, Hummels e Can na zaga, e Morey e Guerreiro nas laterais direita e esquerda, respectivamente. O meio-campo foi composto pela dupla Dahoud e Bellingham, responsáveis por dar suporte ao quarteto de ataque formado por Sancho, Reus, Reyna e Haaland.
Logo de cara, o Dortmund emplacou duas oportunidades de gol e já poderia ter começado da melhor maneira possível. No entanto, apresentou um problema que acabou sendo a principal pedra no sapato do confronto. Mesmo com Haaland em campo, os aurinegros empilharam chances no decorrer de todo o primeiro tempo, mas foram incapazes de colocar a bola no fundo das redes tanto por demérito próprio quanto por méritos do goleiro adversário, que estava em uma tarde inspirada.

Além disso, o Borussia chegou a dar chance ao azar e permitiu alguns contra-ataques ao Arminia Bielefeld, que não aproveitou e pagou caro por isso. Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, Sancho fez uma bela jogada individual pelo lado esquerdo e passou para Dahoud, completamente livre na entrada da área, finalizar com precisão e abrir o placar a favor do time aurinegro. O gol foi a porta de entrada para abrir a porteira do forte ferrolho proporcionado pelos adversários.
Tanto é verdade que, exatos dez minutos após fazer 1 a 0, Sancho cobrou o pênalti sofrido por Reus e praticamente matou todas as possibilidades do Arminia Bielefeld na partida. No caso, o Dortmund entendeu que precisava ditar o ritmo do jogo com a posse de bola e passou a não ceder mais brechas defensivas, algo que precisa ser enaltecido apesar do baixíssimo nível técnico apresentado pelos jogadores rivais.
Com dois de vantagem, o Borussia tirou o pé do acelerador e só voltou a ganhar mais intensidade após as entradas de Hazard, Meunier e Reinier nas respectivas vagas de Reyna, Reus e Morey. O brasileiro, inclusive, precisou de exatos 24 segundo para, em seu primeiro toque na bola, fazer o terceiro gol aurinegro no duelo em um contra-ataque de manual proporcionado pela dupla Sancho e Haaland.

No geral, os aurinegros tiveram uma atuação muito sólida e demonstraram que estão evoluindo desde o empate, em 2 a 2, contra o Hoffenheim. Coletivamente, a equipe de Terzic aparenta ter compreendido a ideia de pressão alta e compactação com ao menos um meio-campista mais defensivo. Do ponto de vista individual, Reyna foi muito mal e errou praticamente tudo que tentou. Dahoud, por outro lado, esteve novamente no mais alto nível independentemente do gol marcado e deve ser considerado essencial para o bom funcionamento do Borussia.
Embora esteja próximo de empolgar, é preciso ter bastante calma com o Borussia Dortmund. Isso porque a equipe aurinegra terá uma dura sequência nos próximos três jogos. Nesta terça-feira, visita o Borussia Mönchengladbach, às 16h45 (horário de Brasília), no Borussia-Park, pelas quartas de final da Copa da Alemanha. No próximo sábado, às 14h30, tem o Der Klassiker contra o Bayern de Munique, na Allianz Arena. Por fim, às 17h do dia 9 de março, há o jogo de volta das oitavas de final da Champions League diante do Sevilla, no Signal Iduna Park.