
Review: Borussia Dortmund 3:0 Borussia M’gladbach
O sorteio reservou um adversário complicado para o Borussia Dortmund na estreia da equipe na temporada 2020-2021 do Campeonato Alemão. Jogando em casa, o clube aurinegro demonstrou estabilidade e derrotou o Borussia Mönchengladbach por 3 a 0 com gols de Giovanni Reyna e Erling Braut Håland.
VEJA MAIS
+ Review: Duisburg 0:5 Borussia Dortmund
+ Power Ranking: temporada 2019-2020
+ A temporada 2019-2020 do Borussia atingiu as expectativas?
O M’gladbach era um adversário delicado? Isso é relativo. Se considerarmos as últimas campanhas da Bundesliga, é um dos times de alta performance e que poderia oferecer grandes perigos. Porém, analisando o confronto direto, o domínio se tornou freguesia e já se vão anos sem que o Dortmund perca para o rival local. Neste sábado não foi diferente: apesar do eventual equilíbrio, o placar comprova a superioridade aurinegra.
Para essa partida, apenas uma alteração em relação a equipe que goleou o Duisburg, com Bürki retomando a titularidade no gol. Ainda sem Guerreiro e Schulz, novamente Hazard foi alocado no lado esquerdo. Bellingham impressionou e foi mantido ao lado de Witsel no meio-campo, assim como Gio Reyna no ataque. Novamente Julian Brandt e Marco Reus iniciaram no banco de reservas.

Quis o destino que o torcedor e o Borussia Dortmund passassem por sua primeira provação logo no primeiro tempo da primeira partida da temporada. Hazard se lesionou ainda no início da partida e Favre teve que recorrer a Felix Passlack para ocupar a ala esquerda da equipe. Lançado no time principal por Tuchel, passeou por Hoffenheim, Norwich City e Fortuna Sittard, da Holanda, até retornar ao clube. Graças às lesões de todos os concorrentes, recebeu uma oportunidade de ouro. Por incrível que pareça para alguns, teve uma atuação decente.
Em nenhum momento da etapa inicial o Dortmund teve total controle da partida. Entre trocas de passes pouco produtivas na defesa e tentativas de acelerar a partida com escapadas de Meunier e Sancho, as estocadas do time da casa foram esporádicas – o que não significa que tenha se saído pior que o oponente. Igualmente improdutivo, o Borussia Mönchengladbach sofreu sem Pléa e Thuram na frente, com o trio formado por Hannes Wolf, Hofmann e Stindl sendo facilmente neutralizado pelos defensores do Dortmund.
Em uma de suas poucas oportunidades claras de gol na etapa inicial, o Dortmund viu seus dois jogadores de 17 anos contribuírem para arrancar o zero do marcador. Bellingham assistiu Reyna, que com um chute cruzado venceu Sommer e fez o 1 a 0. Jude dá sinais de ser mais um achado de Zorc e não é absurdo algum afirmar que, no momento, conquista a titularidade para ser a criatividade do meio-campo ao lado de Witsel. Gio Reyna, por sua vez, segue encantando e demonstrando uma maturidade acima da média.

No segundo tempo o Dortmund atuou com maior tranquilidade e esperando os espaços que viriam com a necessidade do Mönchengladbach em reverter o marcador. Não demorou muito tempo para que Bensebaini derrubasse Reyna na área e – com o auxílio do VAR – o árbitro Felix Brych anotasse a penalidade. Håland “roubou” a bola de Sancho, ampliou o placar e abriu sua contagem de gols na temporada 2020-2021 da Bundesliga.
Pouco tempo depois foi a vez do próprio Håland ampliar, mas com um lance que exemplifica sua bestialidade. Em contra-ataque, Sancho conduziu de um campo a outro até assistir o norueguês, que, por sua vez, correu de uma área a outra em velocidade impressionante. Passadas largas, movimentação sem bola e uma finalização precisa levaram Håland ao seu segundo gol na partida e na Bundesliga, e terceiro e último do Borussia Dortmund no confronto.
O Dortmund não exibiu o seu melhor futebol, mas provavelmente o melhor futebol possível em uma primeira rodada de campeonato. O próximo desafio da equipe é contra o Augsburg, fora de casa, e novamente com desfalques. É possível que Passlack mantenha a posição na esquerda, uma vez que todos os outros concorrentes devem estar ainda no Departamento Médico. Falando em DM, ainda não se sabe quando que Reus retorna ao time. Em fase de recondução física e com Reyna performando em alto nível, tudo depende do paladar de Favre.

Emre Can tem feito atuações seguras na defesa e a formação deve ser mantida. Enquanto isso, na ala direita Meunier tem cumprido com seu papel e apesar de algumas críticas, não tem comprometido – apesar de ainda não ter acertado nenhum cruzamento. Julgando pelos dois primeiros jogos, imagino que Jude Bellingham também siga sendo o titular no meio-campo.
O próximo compromisso do Borussia Dortmund é no próximo sábado, 26/09, às 10h30 (horário de Brasília), contra o Augsburg na WWK-Arena.