
Review: Borussia Dortmund 2:0 Wolfsburg
Começando o ano de 2021 com o pé direito, o Borussia Dortmund fez o dever de casa e bateu o Wolfsburg, no Signal Iduna Park, por 2 a 0. Com gols de Akanji e Sancho, o time treinado por Edin Terzic esteve longe de encantar, mas obteve uma vitória determinante para as pretensões desta temporada na Bundesliga e mantém a premissa de obter pontos jogo a jogo.
VEJA MAIS
+ Review: Union Berlin 2:1 Borussia Dortmund
+ Review: Eintracht Braunschweig 0:2 Borussia Dortmund
Do ponto de vista tático, o Borussia foi a campo sem maiores novidades. Com Bürki no gol, a zaga seguiu sendo formada por Hummels e Akanji, com as laterais direita e esquerda compostas por Meunier e Guerreiro, respectivamente. O meio-campo teve Witsel e Delaney, responsáveis por municiar o seguinte quarteto ofensivo: Sancho, Reyna, Reus e Haaland, que retornou após cerca de um mês afastado por conta de uma lesão na coxa.
Logo de cara, o Wolfsburg implementou um ritmo alucinante e empilhou oportunidades de concretizar ataques no último terço do campo durante os 10 minutos iniciais. Depois, o Dortmund igualou as ações do jogo e esfriou o forte ímpeto adversário, fazendo com que o duelo esfriasse e tomasse proporções mais tranquilas para a equipe da casa. Além disso, Reus e companhia limitada colocaram as mangas de fora e passaram a chegar com mais perigo ofensivo.

Sendo assim, o Borussia terminou os 45 minutos iniciais melhor que o Wolfsburg e merecia ter ido ao vestiário com a vantagem no placar, mas o placar momentâneo de 0 a 0 acabou sendo justo pela performance equilibrada de ambas as equipes. Sem alterações, os aurinegros voltaram para o segundo tempo com a mesma postura estéril e com enorme falta de agressividade.
No entanto, a tão temida bola parada, que tanto prejudicou o Dortmund nos últimos tempos, desta vez apareceu para mudar o desenrolar do confronto. Em um escanteio bem cobrado por Sancho, Akanji subiu mais que o marcador e cabeceou da maneira como manda o figurino para abrir a contagem aurinegra.
O gol, inclusive, não adulterou o momento do Wolfsburg na partida, que era melhor e chegava com mais perigo nas estocadas ofensivas. Sólido defensivamente, o Borussia soube aguentar a pressão adversária e, após as entradas de Tigges e Can nas respectivas vagas de Haaland e Reus, ganhou uma forte bateria antiaérea e se tornou reativo a ponto de encontrar bons contra-ataques, como o gol de Sancho, que deu um ponto final ao jogo e concretizou uma boa atuação do camisa 7 aurinegro em relação ao que ele vinha apresentando no fim de 2020. Por fim e como mera formalidade, Zagadou entrou no lugar de Reyna.

Em geral, a vitória e a atuação servem para mostrar que o Dortmund possui maneiras de vencer sem convencer, algo que uma equipe que almeja grandes conquistas precisa conseguir durante uma campanha de pontos corridos. No mais, individualmente vale pontuar que Akanji, ao lado de Hummels, estiveram no mais alto nível de concentração, técnica e postura. Ambos foram fundamentais coletivamente para consolidar os três pontos obtidos.
Com toda cara de decisão, o próximo jogo do Borussia Dortmund será contra o RB Leipzig, às 14h30 (horário de Brasília) do próximo sábado, dia 9 de janeiro, na Red Bull Arena. Para manter viva a esperança de ainda chegar no topo da Bundesliga, é fundamental que o time aurinegro obtenha um bom resultado.