
Review: Borussia Dortmund 1:1 Mainz 05
Ano novo, velho costume de desperdiçar pontos diante de adversários mais frágeis: essa é a versão 2021 do Borussia Dortmund. Depois de vencer e convencer diante do RB Leipzig, a equipe aurinegra esteve longe dos seus melhores dias e ficou somente no empate, por 1 a 1, com o Mainz 05 em pleno Signal Iduna Park. O único gol aurinegro foi marcado por Meunier.
VEJA MAIS
+ Review: Borussia Dortmund 2:0 Wolfsburg
+ Review: RB Leipzig 1:3 Borussia Dortmund
Em relação ao time que vinha sendo titular, desta vez Terzic promoveu algumas alterações importantes. Na defesa, além de Bürki no gol e Guerreiro e Meunier nas laterais, Hummels e Zagadou formaram a zaga. No meio-campo, Bellingham assumiu a vaga de Witsel, lesionado, ao lado de Can. Já o ataque contou com a titularidade de Brandt no lugar de Reyna, que foi desfalque por conta de uma inflamação na garganta, e fez companhia a Sancho, Reus e Haaland.
Inicialmente, o jogo começou bem amarrado, mas foi o Borussia quem conseguiu a primeira oportunidade e, com Haaland, já colocou a bola dentro da casinha. No entanto, Meunier, que participa ativamente da jogada, estava impedido e acabou fazendo com que o gol fosse anulado. Diante disso, surpreendentemente não houve mais qualquer tipo de chegada ofensiva por parte do Dortmund, que só começou a aumentar a intensidade a partir dos 20 minutos do primeiro tempo.

Por conseguinte, os aurinegros começaram a empilhar diversas oportunidades de gol desperdiçadas perante a ótima partida do arqueiro do Mainz 05, que estava em um dos melhores dias da carreira, e foi para o vestiário com mais um 0 a 0 em um primeiro tempo. Antes, Zagadou se lesionou e deu entrada a Akanji. Em contrapartida, vale pontuar que o Borussia foi superior em boa parte da metade inicial e merecia ao menos um gol de vantagem.
No segundo tempo, a tônica do confronto continuou a mesma: Dortmund com o domínio da posse de bola, mas com muitas dificuldades de conseguir furar a forte marcação adversária. Para piorar, a equipe de Terzic ainda passou a ceder espaços para contra-ataques. E foi assim que Levin Öztunali acertou um chute de rara felicidade, lá da intermediária do campo, para fazer 1 a 0 a favor do Mainz 05 e jogar um balde de água fria no Borussia.
Desesperado e logo em seguida ao gol tomado, o Dortmund promoveu a entrada de Moukoko no lugar de Bellingham e foi para o abafa, sem muita organização e com mais cruzamentos que o normal. De forma bastante surpreendente, Meunier também acertou um chute de fora da área em uma jogada um tanto quanto confusa e igualou o placar da partida. Por incrível que pareça, bastaram alguns minutos após o empate para que o mesmo Meunier sofresse um pênalti. Mas Reus, o cobrador oficial do time aurinegro, conseguiu a proeza de finalizar para fora e colocar uma cereja no bolo da sua terrível, patética e vexatória performance.

Mesmo em uma completa bagunça nos minutos finais, o duelo terminou empatado. O resultado, inclusive, é um rude golpe para a campanha de recuperação que Terzic vinha promovendo, uma vez que estava no embalo de três vitórias consecutivas contando a Copa da Alemanha e poderia encostar de vez nos líderes da Bundesliga. Os dois pontos desperdiçados podem muito bem ser colocados nas costas do capitão aurinegro que, além do pênalti desperdiçado, também perdeu uma oportunidade claríssima de gol na primeira etapa.
Contudo, a péssima atuação individual de Reus não omite o mau dia coletivo do Borussia, principalmente do ponto de vista ofensivo. Sancho e Haaland estiveram tão abaixo do esperado que Brandt, em um desempenho bem comum, se sobressaiu positivamente. De resto, não há quem salvar de um empate com uma equipe que briga contra o rebaixamento na competição.
O próximo jogo dos Borussia Dortmund acontece às 16h30 (horário de Brasília) da próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, contra o Bayer Leverkusen, na BayArena. Se ao menos almeja estar na Champions League da próxima temporada, é obrigatório que o Borussia dê um jeito de voltar para Dortmund com os três pontos na bagagem.