
Lateral-direita deve ser a próxima prioridade do Dortmund no mercado
Nas últimas semanas, os rumores a respeito do mercado do Borussia Dortmund para reforçar o ataque em janeiro dominaram os ciclos de notícias. A disputa por Erling Braut Håland, a possibilidade de contratar Dries Mertens, a insatisfação de Paco Alcácer e o desacordo com Mario Götze em torno da improvável renovação: são muitas as especulações em torno do setor. No entanto, nada (ou muito pouco) se fala sobre a lateral-direita.
Prestes a completar 35 anos em 2020, Lukasz Piszczek vê seu atual vínculo com o Borussia expirar ao final da atual temporada, quando o polonês pretende se aposentar. Mesmo que as partes cheguem a um acordo para a prorrogação do contrato, não é de se imaginar que o jogador mantenha um nível competitivo o suficiente para manter a titularidade – algo que, inclusive, já tem acontecido nos últimos meses, com a preferência de Lucien Favre por Achraf Hakimi.
O caso de Hakimi, entretanto, também tem nuances que podem se tornar dramáticas para o Dortmund. Um dos atletas de confiança de Favre, tem atuado em todas as partidas e em diferentes posições. Desde que a equipe passou a atuar com três zagueiros, é o titular absoluto da ala direita, onde tem contribuído com sua vocação ofensiva. O problema é que o empréstimo de dois anos firmado com o Real Madrid chegará ao fim e até o momento nada se sabe sobre a situação do marroquino.

Não se sabe se o Real Madrid planeja utilizá-lo, se tem intenções de renovar o contrato que se encerra em junho de 2021, se pretende fazer de Hakimi uma valiosa moeda de troca ou, em caso de interesse em desfazer do atleta, qual valor será exigido. É certo que muito dificilmente o Dortmund conseguirá um novo empréstimo e se a pedida do Real for muita alta, o clube pode terminar a temporada sem suas duas opções para o lado direito da defesa.
No início da temporada o clube aurinegro acertou a contratação de Mateu Morey, lateral vindo da base do Barcelona e que fez interessante pré-temporada. Ocorre que, para a surpresa negativa de todos, Favre não deu um minuto sequer em partidas oficiais para o espanhol de 19 anos, que ficou restrito a sete atuações pelo time B do Borussia Dortmund neste período. Seria a solução caseira, mas até o momento é uma enorme incógnita.
De todo modo, acho imprescindível a atuação do Borussia Dortmund no mercado para reforçar o setor, visando dar profundidade ao elenco e elevar a qualidade do time. Nas janelas de transferências recentes, alguns rumores envolveram laterais-direitos: Hans Hateboer, holandês da Atalanta e atualmente reserva da equipe, foi observado pelo clube; Thomas Meunier, belga do Paris Saint-Germain, até houve o interesse por parte do Dortmund, mas o alto salário distanciou uma possível negociação; Pol Lirola, outro jovem promissor espanhol que atua na Fiorentina, também foi cogitado. Nenhum dos negócios foi adiante e não acredito que sejam opções para as janelas futuras.
As opções no mercado
Explorando o mercado, o perfil buscado pelo Borussia em contratações e os atletas economicamente tangíveis, elaboramos uma relação atletas que poderiam (e deveriam) ser observados pelo clube.
Lukas Klostermann é uma opção óbvia, clichê e muito boa. Tanto para Bayern de Munique, quanto para Borussia Dortmund, negociar com o RB Leipzig ainda é um pequeno mistério. De acordo com o Sport Bild, o Dortmund tem observado o defensor de 23 anos, que tem contrato com o RBL até 2021. Tecnicamente se trata de uma opção segura, de qualidade indiscutível e com projeção para o longo prazo. Ocorre que a concorrência por Klostermann é grande e o eventual valor pedido pelo Leipzig para sua liberação também não deve ser baixo.

Destaque do Nice, Youcef Atal teve seu nome ligado a grandes clubes nos últimos meses: Chelsea, Tottenham, Arsenal, Paris Saint-Germain, Milan. A fila pelo argelino é grande, mas o Dortmund deveria estar nela. Lateral de vocação ofensiva, se encaixa no mesmo perfil de Achraf Hakimi.
Na liga holandesa, Denzel Dumfries tem se consolidado como um dos pilares do PSV Eindhoven e pode ser uma alternativa com diferencial defensivo. Podendo oferecer maior equilíbrio na relação defesa-ataque, conta com forte condição física e potencial de evolução técnica. Além do mais, Dumfries ainda oferece a opção de atuar pelo lado direito da defesa na linha de três zagueiros, em função similar a de Mukiele no Leipzig e Almamy Touré no Frankfurt. É um tipo de atleta que o Dortmund não tem no elenco.
Joakim Mæhle é outra opção tendência. O dinamarquês de 23 anos pertence ao Genk e, apesar da pouca idade, conta com ampla experiência. Destaque nas seleções de base de seu país, pode atuar em ambos os lados do campo e tem como um dos seus melhores atributos os avanços no um contra um. É representado pelos mesmos agentes que Jacob Bruun Larsen.

Dentre as opções mais conhecidas dos que acompanham a liga alemã, consigo enxergar três coelhos que podem ser tirados da cartola de Zorc. A primeira delas é o gaúcho William, que tem atuado longe dos holofotes, porém se consolidou como um dos pilares do Wolfsburg. Ainda jovem, com apenas 24 anos, e adaptado ao futebol alemão, acredito que seria uma opção segura para o Dortmund – mesmo que não tenha a badalação de outros concorrentes.
Cogitado por diversos clubes da Bundesliga e prestes a sair do Monaco, Benjamin Henrichs também merece atenção. Provou no Bayer Leverkusen versatilidade e acredito que na ala direita é onde melhor atuou. Caso retorne mesmo para a Alemanha, não considero uma opção absurda para o Dortmund. Por fim, um coringa: Valentino Lazaro. Contratado no início da temporada pela Internazionale, o destaque do Hertha Berlin nos últimos anos pouco tem atuado. É um caso a ser observado e que, se continuar esquecido, pode ser repatriado por um baixo valor pelo Borussia Dortmund.
As opções mencionadas acima não necessariamente retratam o noticiário aurinegro. O critério utilizado, como dito anteriormente, foi a viabilidade dos potenciais negócios e o encaixe dos atletas no elenco do Borussia Dortmund, de acordo com nossa avaliação de cada um. Qual você acha que será o desfecho da trama da lateral-direita do Borussia? Deixe sua opinião a respeito das opções nos comentários.